Pimentos recheados

Corte 4 pimentos (verdes, vermelhos ou amarelos) a meio, retire as sementes e as membranas brancas.

Num tacho, faça o recheio: 4 colheres de sopa de azeite, 1 cebola picada, 3 tomates pelados e picados, 1 molho de tomilho fresco (pode atar o tomilho com fio de cozinha e retirar no final), 2 dentes de alho esmagados. Cozinhe durante 20 minutos.

Retire do lume e adicione 80g de miolo de amêndoa torrado (basta colocar a amêndoa ao lume numa frigideira sem gordura durante alguns minutos, até começar a ganhar cor), 9 colheres de sopa de carne de vaca picada, 4 colheres de sopa de arroz branco cozido (utilize um restinho que tenha no frigorífico!) e tempere com sal e pimenta.

Recheie os pimentos com esta mistura e coloque-os numa travessa untada com azeite e salpicada com vinho branco. Cubra cada metade de pimento com queijo da ilha ralado e leve ao forno, pré-aquecido a 1800C, durante 30 minutos.

Esta receita é uma adaptação lowcost dos pimentos recheados de Maria de Lourdes Modesto: trocámos os pinhões, que estão caríssimos, por amêndoa torrada. Para quem quiser fazer um prato 100% vegetariano, pode substituir a carne picada por couscous.
Print Friendly and PDF