Pimentos recheados

Corte 4 pimentos (verdes, vermelhos ou amarelos) a meio, retire as sementes e as membranas brancas.

Num tacho, faça o recheio: 4 colheres de sopa de azeite, 1 cebola picada, 3 tomates pelados e picados, 1 molho de tomilho fresco (pode atar o tomilho com fio de cozinha e retirar no final), 2 dentes de alho esmagados. Cozinhe durante 20 minutos.

Retire do lume e adicione 80g de miolo de amêndoa torrado (basta colocar a amêndoa ao lume numa frigideira sem gordura durante alguns minutos, até começar a ganhar cor), 9 colheres de sopa de carne de vaca picada, 4 colheres de sopa de arroz branco cozido (utilize um restinho que tenha no frigorífico!) e tempere com sal e pimenta.

Recheie os pimentos com esta mistura e coloque-os numa travessa untada com azeite e salpicada com vinho branco. Cubra cada metade de pimento com queijo da ilha ralado e leve ao forno, pré-aquecido a 1800C, durante 30 minutos.

Esta receita é uma adaptação lowcost dos pimentos recheados de Maria de Lourdes Modesto: trocámos os pinhões, que estão caríssimos, por amêndoa torrada. Para quem quiser fazer um prato 100% vegetariano, pode substituir a carne picada por couscous.

Ceviche [salada de peixe marinado]

Para fazer esta entrada sul-americana, o peixe tem que ser fresquíssimo e branco (robalo, garoupa, cherne...). Como vai ter que o manusear cru, recomendamos que o compre já em filetes, para ter menos trabalho.

Retire a pele, as espinhas e qualquer resquício de sangue do peixe (aproveite os restos para fazer um caldo de peixe). Corte em cubos pequenos e reserve no frigorífico. Deverá ter cerca de 300g de peixe.

Pique 1 cebola, corte 1/2 pimento aos cubinhos, corte 1 tomate e 5 rabanetes (ou 1 pepino) aos pedaços. Pique 1 mão cheia de coentros frescos.

Esprema o sumo de 2 limões e junte ao peixe. Adicione a cebola picada e deixe marinar durante 10 minutos. Acrescente os restantes ingredientes, misture e tempere com sal e pimenta preta moída. Sirva imediatamente!

After eight caseiro

Derreta 1/2 barra de chocolate preto [quanto melhor o chocolate, melhor o resultado final] em banho-maria ou no micro-ondas. Deixe arrefecer, só até ficar morno.

Mergulhe a folha de hortelã-pimenta no chocolate morno e retire o excesso. O ideal é colocar uma colher dentro da tigela com o chocolate e raspar os dois lados da folha no cabo da colher. Repita o processo até acabar o chocolate.

Deite as folhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.

Polvilhe a gosto com cacau em pó e sirva com o café. O Mercado colocou em cima de gelado de nata e doce de framboesa. Delicioso!

Iced tea de limão e hortelã-pimenta

Ponha um tacho ao lume com 3 chávenas de chá de água e cerca de 12 folhas de hortelã-pimenta. Quando estiver a ferver, junte 1/2 chávena de chá de açúcar, mexa e desligue. Deixe repousar durante 15 minutos.

Numa jarra, coloque 20 cubos de gelo e o sumo de 4 limões. Adicione a infusão de hortelã-pimenta e misture bem.

Ao servir, junte mais uns cubos de gelo.

Costeletas de porco com sementes de funcho

Faça uma cama de sal grosso, sementes de funcho e pimenta preta acabada de moer numa travessa e, depois, cubra as costeletas de cachaço de porco com esta capa de temperos dos dois lados.

[Não abuse no sal: 1 colher de chá de sal chega para cada 500g de carne]

Coloque as costeletas no forno, pré-aquecido no máximo na opção grill, durante 5 minutos de cada lado. Como as costeletas de porco têm bastante gordura não secam e ficam bem suculentas!

Acompanhe com uma salada de agrião e pêssego (veja a receita aqui).

Spaghetti com sardinhas de conserva e agrião

Escorra 3 latas de sardinhas, retire as espinhas e reserve. Torre 10g de amêndoas laminadas no forno e guarde. Coza 500g de spaghetti em água e sal.

Numa frigideira, coloque 1 fio de azeite, 3 dentes de alho esmagados e 1 piripiri desfeito. Deixe fritar ligeiramente e junte as sardinhas. Envolva bem e cozinhe durante 1 ou 2 minutos.

Adicione o spaghetti, 1/2 molho de agrião1 mão cheia de coentros picados. Misture. Termine com as amêndoas torradas e sirva.

[Pode substituir o agrião por rúcula, como na receita original, do chef Gordon Ramsay]

Salada de agrião, blue cheese e pêssego

Comece por fazer o molho. Numa tigela, misture 1 boa dose de azeite, o sumo de 1 limão, 2cm de gengibre fresco com casca ralado, 1 colher de chá de mel, 1/2 colher de chá de mostarda em pó, pimenta preta moída e sal grosso. Reserve.

Lave e seque 1 molho de agrião. Coloque na saladeira.

Corte aos cubos 6 metades de pêssego em calda [pode usar pêssego fresco quando for a época] e junte ao agrião. Acrescente 100g de blue cheese esfarelado [a receita original, de Lorraine Pascale, é com queijo Stilton] e termine com o molho. Misture bem e sirva.

6 dicas para grelhar linguados no carvão

1. Escolha bem: pergunte ao peixeiro que tipo de linguado deve comprar;
2. Tenha paciência: deixe que o carvão fique em brasa;
3. Prepare a grelha: pincele com azeite ou óleo antes de colocar o peixe sobre as brasas;
4. Como colocar o linguado: primeiro com a pele mais escura para baixo e só depois o lado mais claro;
5. Não cozinhe demasiado: conte os minutos que demora a criar "bolhas" na pele mais escura e repita o tempo no outro lado;
6. Onde comer: de preferência com vista para o mar.
Print Friendly and PDF