Creme de espinafres

Prepare 1 molho de espinafres e reserve.

No tacho onde vai fazer o creme, aloure 1 cebola às rodelas com 2 colheres de sopa de manteiga. Junte 1 colher de sopa de farinha, mexa e cozinhe em lume brando. Não deixe ganhar cor...

Acrescente 1l de água, os espinafres, a côdea de 1 fatia grossa de pão do Mercado, 1 colher de chá sal e pimenta a gosto. Cozinhe durante 15 minutos.

Adicione 1 mão cheia de coentros picados e deixe ferver um pouco mais. Passe tudo com a varinha mágica.

Por fim, dissolva a gema de 1 ovo em 1dl de leite e junte à sopa. Mexa bem e sirva com pedaços grosseiros de pão torrado.

Bacalhau à Cozinha Velha

Num tacho com 1 fio de azeite, coloque 500g de cenouras às rodelas e 500g de cebolas às rodelas. Deixe levantar fervura e cozinhe durante 20 minutos em lume brando.

Acrescente 500g de tomates aos cubos e 750g de bacalhau desfiado. Cozinhe mais 10 minutos. Retifique o sal.

Quando estiver cozinhado, desligue e junte o miolo de 2 pães. Passe tudo pelo passe-vite.

Faça o molho branco. Derreta 30g de manteiga num tacho em lume brando e acrescente, lentamente, 30g de farinha. Desligue o lume. Aqueça 1/2l de leite meio gordo no microondas. Adicione o leite quente à mistura de manteiga e farinha, mexendo vigorosamente. Coza o molho em lume brando durante 10 minutos. Tempere com sal, noz moscada e pimenta preta. Retire do lume.

Coloque a mistura de bacalhau num pirex, coberto com o molho branco. Termine com queijo parmesão ralado. Leve ao forno, pré-aquecido a 250ºC, até ficar dourado.

Chutney de maçã

Esta é uma receita de David Paul Larousse e é perfeita para acompanhar pão e queijo ou mesmo para arrebitar qualquer estufado com arroz branco.

Coloque num tacho 480ml de vinagre de vinho branco, 120ml de água, 240ml de açúcar amarelo, 4 dentes de alho fatiados, 60ml de gengibre fresco cortado finamente, 1 colher de chá de sal grosso, pimenta moída a gosto, 4 piripiris inteiros, 1 cebola picada, 1 limão grande sem caroços e com casca cortado às fatias finas e 240ml de sultanas. Deixe ferver em lume brando até ficar espesso e xaroposo.

Adicione 8 maçãs pequenas descascadas cortadas às fatias finas e deixe cozinhar durante 5 minutos. Retire do lume. Quando arrefecer, coloque no frigorífico de um dia para o outro.

Batido de morango

Esta é uma receita maravilhosa para fazer com as crianças, aliás foi adaptada de um livro infantil...

Coloque 200g de morangos cortados, 1 iogurte natural sem açúcar, 300ml de leite, o sumo de 1/2 limão e 2 colheres de sopa de mel no liquidificador.

Misture até ficar cremoso. Sirva com 1 cubo de gelo.

Salada de batata com cerveja

Lave e coza, em água salgada, 900g de batatas (escolha batatas que sejam pouco farinhentas). O truque desta salada é não cozer a batata demasiado. Tire-as do lume quando estiverem cozidas mas firmes.

Deixe-as arrefecer, descasque-as, corte-as às rodelas e coloque-as numa saladeira.

Corte às rodelas muito fininhas 2 cebolas (pode usar cebola roxa) e adicione à batata.

Faça o molho: 120ml de azeite, 1 colher de sopa de mostarda Dijon, 1 e 1/2 colher de chá de sal grosso, pimenta moída, 1 mão cheia de salsa1/2 cebola picada. Misture tudo com a varinha mágica para fazer um puré.

Num tacho, junte 120ml de cerveja e 60ml de vinagre. Deixe levantar fervura e acrescente ao molho. Retifique os temperos e adicione o molho às batatas e cebolas.

Leve ao frigorífico pelo menos durante 30 minutos antes de servir com um peixe grelhado.

Favas à saloia

Num tacho largo e alto, aqueça 1 colher de sopa de banha de porco e 1 fio generoso de azeite e frite 1/2 chouriço cortado às rodelas e 750g de entrecosto de porco cortado às tiras, só até libertarem os sucos. Retire a carne.

Junte 1 cebola grande picada e 3 dentes de alho esmagados e deixe cozer ligeiramente. Adicione 500g de favas sem o olho, 1 mão cheia de coentros picados, 1 colher sopa de açúcar, 2 colheres de chá de sal e 1 piripiri. Envolva.

Acrescente as carnes e termine com 3 chávenas de chá de água. Misture, deixe levantar fervura, tape e cozinhe durante pelo menos 1 hora, em lume brando.

Salpique com mais 1 mão cheia de coentros picados e sirva.

Polme perfeito para fritar peixe

Numa taça, junte 110g de farinha com fermento, 1/2 colher de chá de sal grosso e 165ml de água. Misture e deixe descansar durante pelo menos 10 minutos.

Neste caso, utilizámos raia. Temperámos as postas com sal e uma pitada de pimenta preta moída, passámos por farinha e depois pelo polme [receita da chef inglesa Delia Smith].

Fritámos numa sertã com azeite em abundância e deixámos alourar de ambos os lados. Colocámos numa travessa com papel de cozinha, para absorver o excesso de gordura, e servimos.
Print Friendly and PDF