Bolachinhas de gengibre

Esta é uma receita tradicional americana de "cookies", de Betty Crocker. Tem muitas especiarias, mas as crianças adoram!

Numa tigela, misture muito bem (idealmente numa batedeira) 1/3 de cup de manteiga, 1/2 cup de açúcar, 1 ovo, 1/2 cup de melaço e 1/2 cup de água.

Noutra tigela, misture 2 cups de farinha, 1/2 colher de chá de sal, 1/2 colher de chá de bicarbonato de soda, 1 colher de chá de gengibre moído, 1/2 colher de chá de noz moscada moída, 1/2 colher de chá de cravinho moído e 1/2 colher de chá de canela moída.

Junte todos os ingredientes, mexa e deixe repousar no frigorífico durante 30 minutos, para a massa endurecer.

Coloque a massa num tabuleiro de ir ao forno, ligeiramente untado, fazendo bolas pequenas com uma colher de chá, deixando 4cm entre cada bola, para as bolachas não se colarem umas às outras.

Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 8 minutos. Deixe arrefecer durante 10 minutos antes de tirar da forma. [Estas medidas servem para 3 tabuleiros de bolachas.]

É obrigatório acompanhar as "cookies" com leite frio!

Uma refeição surpreendente e barata

Esta receita tem 2 segredos, o peixe grelhado na perfeição e o molho para o peixe.

Segredo #1: um peixe barato, cavala
Custou-nos apenas 3 euros o quilo e deu para 4 adultos. Como é um peixe gordo, como a sardinha, a pele deve ficar bem escura e estaladiça. Como fazê-lo sem deixar a cavala seca? Quando fizer as brasas, não as deixe "morrer". Experimente cozinhar os peixes [previamente amanhados e salgados] em chama viva... Coloque a grelha no ponto mais alto que puder e deixe que o lume roce as cavalas, durante cerca de 10/15 minutos de cada lado.

Segredo #2: Um molho bem "puxadinho"
Para um peixe gordo, um molho avinagrado... Pique 3 cebolas e 1 molho de salsa. Coloque na taça onde vai servir, junte 1 pitada de sal grosso e 2 medidas de vinagre de vinho tinto para 1 medida de azeite. A cebola deve ficar submersa.

Acompanhe com batatas cozidas, com pele.

Como fritar jaquinzinhos

Siga uma mão-cheia de passos e conseguirá os carapauzinhos perfeitos:

1. Vá ao mercado bem cedo e escolha os peixes mais frescos e amanhados;
2. Passe os carapaus por água, seque-os o melhor possível, massaje-os com (pouco) sal grosso e deixe-os descansar durante 30 minutos;
3. Passe-os por farinha de milho [resulta melhor do que com farinha de trigo] e sacuda-os bem;
4. Frite-os em óleo bem quente e numa frigideira funda, para evitar ter que os virar;
5. Para escorrer os jaquinzinhos, coloque-os numa travessa forrada com papel de cozinha, mas faça apenas uma camada. Se colocar papel de cozinha sobre os primeiros e uma segunda camada de peixes por cima, o óleo vai escorrer para os primeiros e não ficarão secos como devem ser;
6. Sirva-os muito quentes, como aperitivo ou como prato principal, acompanhados de arroz de tomate e uma salada avinagrada.

Muffins de maçã

Bata 1 ovo. Junte 240ml de leite, 60ml de óleo e 1 maçã ralada, com casca. Mexa.

Acrescente 120g de farinha e 120g de farinha integral, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de fermento, 1/2 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de canela em pó. Envolva, até ficar homogéneo.

Coloque a mistura num tabuleiro próprio para muffins [untado ou forrado com formas de papel] e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 20 minutos.

O gin tónico perfeito

Descobrimos no Les Mauvais Garçons [no Bairro Alto, Lisboa] que é possível acompanhar uma refeição com gin tónico. Siga alguns conselhos básicos:

1. Utilize um copo largo;
2. Use cubos de gelo grandes, cerca de 7 por pessoa;
3. Junte 1 casca de limão, sem parte branca, espremida com os dedos, e não a habitual rodela de limão;
4. Sirva 75cl a 100cl de gin para 1 garrafa de 250cl de água tónica;
5. Tente manter o gás da água tónica, inclinando o copo [como se faz com o champagne] ou vertendo para as costas de uma colher;
6. Adicione outros aromas [neste dia, utilizámos 1 folha de manjericão, mas pode fazer com grãos de pimenta da jamaica ou mesmo com folhas de coentros...]

Como fazer o escabeche

Se teve mais olhos que barriga e sobrou-lhe sardinhas assadas, esta é a melhor forma de as conservar.

Retire as cabeças, as vísceras e as espinhas das sardinhas [mas só se tiver paciência].

Faça um refogado com 1dl de azeite e 2 dentes de alho [pode juntar 2 cebolas às rodelas]. Adicione 1dl de vinagre e deixe ferver.

Regue as sardinhas com este escabeche e sirva no dia seguinte ou 2 dias depois.

Molho picante

Parta os piripiris secos para um recipiente que, mais tarde, possa ser usado pela varinha mágica. Use as sementes que entender, sendo que, quanto mais sementes levar, mais picante ficará o molho...

Num tacho, aqueça 7 partes de água com 1 parte de vinagre e junte-lhe sal grosso até que não consiga dissolver mais.

Regue os piripiris com esta solução a ferver, até ficarem cobertos e deixe arrefecer. Junte 1/2 parte de óleo alimentar e passe tudo com a varinha mágica.

Termine com 1 e 1/2 parte de aguardente [também pode usar whisky ou vodka], enfrasque e agite. Coloque no frigorífico e guarde durante 3 meses.

Esta é uma receita adaptada do blog Outra Comidas, de Luís Pontes.
Print Friendly and PDF