Esta é a receita tradicional de Quiche Lorraine do "Larousse", com duas pequenas adaptações: substituímos metade das natas por requeijão de Seia e servimos a quiche aos quadradinhos.
A massa quebrada:
Coloque 300g de farinha na bancada com uma generosa pitada de sal. Faça um buraco no meio e adicione 150g de manteiga aos pedacinhos, 1 ovo batido e 2 colheres de água gelada. Misture rapidamente, até formar uma bola. A consistência é muito quebradiça, não se preocupe. Forre a bola em papel de alumínio e leve ao frigorífico durante 1 hora.
O recheio:
Bata 4 ovos, 150ml de natas frescas e 150g de requeijão fresco, 250g de toucinho, cortado aos pedacinhos e previamente tostados numa frigideira durante 5 minutos, e tempere com sal e noz moscada moída.
Estique a massa na bancada polvilhada com farinha. Não desespere se não conseguir! Esta massa, por natureza, é muito difícil de esticar, mas sabe sempre bem, mesmo quando não fica perfeita...
Unte uma forma quadrada (20cm x 20cm) com 3 ou 4cm de altura e polvilhe com farinha. Coloque a massa na forma. [Da última vez que fizemos a receita, não conseguimos esticar a massa, por isso, colocámos a massa na forma aos pedaços, esticando-a com as pontos dos dedos, até cobrir o fundo e as laterais; ficou óptima!]
Pique a massa com um garfo e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 14 minutos. Depois, coloque o recheio e leve ao forno mais 30 minutos.
Sirva cortadas aos quadradinhos com uma salada de alface.