Diz-se que esta receita é do tempo do Henrique VIII de Inglaterra. O rei terá visto as damas de honor da corte a fazer este doce e adorado. Verdade ou não, as tartes ficaram com este nome!
Adicione 125g de farinha, 2 colheres de chá de açúcar e 60g de manteiga amolecida. Misture com as mãos, até parecerem migalhas. Adicione um bocadinho de água, apenas o suficiente para a massa ficar numa bola.
Coloque a massa numa superfície com farinha, amasse ligeiramente e estique-a para ficar com 3mm de espessura. Use um cortador e faça 12 círculos de 6cm de diâmetro. (Se não tiver um cortador à medida, utilize um copo).
Coloque as 12 rodelas de massa em forminhas individuais de ir ao forno, ligeiramente untadas. Pressione a massa dentro de cada forminha. Corte o resto da massa que sobrou em 24 tirinhas (cada forminha levará duas tirinhas, colocadas em cruz, por cima do recheio).
Faça o recheio. Misture 75g de manteiga amolecida, 150g de açúcar, 2 colheres de chá de farinha e noz-moscada moída a gosto. Adicione 2 ovos, 30ml de vinho do Porto (a receita original é com Jerez) e 130g de miolo de amêndoa moído.
Deite 1 colher de café de compota de framboesa na base de cada forminha, encha com o recheio e coloque as tirinhas de massa em cruz por cima. Repita o processo para todas as forminhas.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos ou até ficarem douradas. Deixe arrefecer as mini tartes e cubra-as com uma camada fina de açúcar em pó.
Faça logo o dobro da receita porque estas 12 mini tartes desaparecem num instante!