Pizza caseira


Numa tigela grande, coloque 250ml de água morna e 1 pacote de fermento rápido. Deixe actuar uns minutos. Adicione 1 e 1/2 cup de farinha integral e 1 e 1/2 cup de farinha sem fermento, 1 colher de chá de sal e 3 colheres de sopa de azeite.

Misture tudo, atire um pouco de farinha para a bancada e dê uns murros à massa. É muito divertido para as crianças. Elas adoram e a massa não se importa... Forme uma bola e coloque numa tigela untada com azeite. Tape com um pano húmido e deixe levedar num ambiente quente durante 1 hora.
 Entretanto, faça o molho de tomate. Veja a nossa receita aqui.
Comece a preparar tudo o que vai colocar sobre a massa. A pizza pode ter tudo o que quiser (obrigatório mesmo só o molho de tomate e o queijo!). Damos-lhe 3 sugestões:

1. Salsicha fresca. Eis uma solução económica e saborosa de ter carne na pizza. Retire a pele e coloque o interior directamente num tacho sem qualquer gordura. Leve a lume brando durante 10min, até desaparecer a água e a gordura em excesso.
2. Cebola estufada. Este é o grande segredo, porque faz com que a pizza nunca fique seca. Descasque 2 ou 3 cebolas, corte aos gomos e leve ao lume brando (até pode usar o mesmo tacho da salsicha...) com 1 noz de manteiga e 1 pitada de sal grosso. Retire quando estiver transparente.

3. Cogumelos. O mais simples e delicioso de todos os ingredientes. Basta cortar às rodelas, saltear em manteiga com sal grosso e retirar o excesso de água.

O Mercado costuma usar o que tem no frigorífico: tomate cherrie fresco, pimento, presunto, fiambre, ovo...

Quando a massa estiver crescida, volte a socá-la e estique-a numa bancada enfarinhada. Unte o tabuleiro de forno com azeite e coloque a massa esticada por cima. Pique a massa com um garfo, para que não cresça demais e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 10min.
Retire do forno, unte a massa com azeite e espalhe uma boa quantidade de molho de tomate.

Coloque os restantes ingredientes e termine com o queijo. Aqui é que deve abusar! Recomendamos pelo menos 150g de mozzarella ralado e 80g de um queijo mais forte (por exemplo, parmesão ou ilha) igualmente ralado. Leve ao forno, pré-aquecido a 220ºC, durante 10min.
 Ao servir, espalhe uma mão cheia de rúcula, para dar outra frescura à pizza.
Print Friendly and PDF