1. Compre 1 pão cacete 2 dias antes de começar a fazer as rabanadas. Se tiver vários tamanhos, prefira um pão com cerca de 45cm de comprimento. Mantenha-o fechado e embrulhado num local seco.
2. Um dia antes de fritar, corte fatias de cerca de 2,5cm e coloque-as, deitadas, em travessas. Ferva 1,5l de leite com 3 paus de canela, 3 ou 4 raspas de limão e 10 colheres de sopa de açúcar. Desligue quando levantar fervura. Coloque 2 conchas de sopa de leite quente sobre cada fatia de pão. Não se preocupe se achar que tem leite em excesso na travessa, porque o pão acabará por o absorver. Tape as travessas com panos e reserve até ao dia seguinte.
3. Coloque 2 ovos num prato de sopa e bata [vai precisar de cerca de 6 ovos]. Cuidadosamente, passe cada rabanada pelos ovos e leve a fritar numa frigideira com bastante óleo quente. Deixe dourar durante 3 ou 4 minutos de cada lado e ponha numa travessa forrada a papel de cozinha, para absorver o óleo em excesso. Repita o processo para as restantes rabanadas. Se vir que o óleo está a queimar, substitua-o - o mais simples é usar outra frigideira com óleo novo.
4. Na travessa de servir, faça uma cama de canela moída e açúcar. Coloque as rabanadas - se ainda estiverem quentes, obterá uma calda natural - e cubra-as generosamente com o açúcar e a canela. Deixe arrefecer e sirva.