Caril de borrego

Comece por fazer a pasta de caril. Pique 5cm de gengibre, 2 cebolas vermelhas pequenas, 10 dentes de alho, 2 malaguetas e 1 molho de coentros. Reserve.

Agora, vai fazer a massa picante e aromática. Ponha uma frigideira em lume brando e torre ligeiramente 2 colheres de sopa de sementes de funcho, 2 colheres de sopa de sementes de coentros, 2 colheres de sopa de sementes de cominhos, 1/2 colher de sopa de pimenta preta em grão, 1 dente de alho esmagado com casca, 1/2 pau de canela, 2 vagens de cardamomo e 1 colher de chá de sal grosso.

Depois de torrado, esmague os ingredientes num almofariz. Junte esta massa picante à pasta de caril e triture tudo com a varinha mágica.

Num tacho fundo, frite esta mistura em 2 colheres de sopa de manteiga, mexendo regularmente. Acrescente 2 latas de 400g de tomate pelado inteiro e 285ml de água. Deixe levantar fervura, cubra com papel de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 170ºC, durante 1h30.

Tire o papel de alumínio e cozinhe em lume brando até engrossar. Assim termina o molho de caril.

Tempere 1,5Kg de borrego cortado aos cubos com 3 colheres de chá de sal grosso e frite-o até ficar dourado. Junte o molho de caril e cozinhe em lume brando durante 1 hora.

Retire do lume, adicione 2 iogurtes naturais, sumo de limão, misture, retifique os temperos e polvilhe com hortelã e coentros picados.

Sirva com arroz basmati e acompanhe com uma cerveja bem fresquinha.

Esta é mais uma receita do chef favorito do Mercado, Jamie Oliver.
Print Friendly and PDF