Empadão de atum

O RECHEIO:
Faça um refogado com 2 cebolas picadas, 1 dente de alho esmagado e um fio generoso de azeite. Quando estiver a estalar, acrescente 4 latas de atum (retire antes o excesso de óleo), 1/2 pimento verde cortado aos pedacinhos e o nosso molho de tomate caseiro (veja a receita aqui).

Pode também acrescentar courgette e beringela aos cubinhos. Dá textura ao recheio.

Deixe levantar fervura e deixe cozinhar durante 5 minutos. Retifique os temperos.

O PURÉ:
A quantidade de batata num empadão depende dos gostos. Há quem goste de fazer à inglesa: recheio em baixo e batata em cima; ou à portuguesa: batata-recheio-batata. Se fizer apenas uma camada, utilize 6 batatas grandes. Para duas camadas, o dobro.

Coza em água salgada as batatas descascadas às rodelas grossas durante 10 minutos. Coe e deixe a água evaporar 4 minutos. Depois, amasse as batatas e adicione azeite, manteiga e noz-moscada. Retifique os temperos. O puré deve estar bem saboroso e com bastante gordura, para não secar no forno.

Monte o seu empadão numa travessa. Independentemente de fazer 1 ou 2 camadas de batata, a camada final deverá ser sempre de batata. Leve ao forno, pré-aquecido a 230º, durante 25 a 30 minutos.
Print Friendly and PDF