Bolo de rosas

Desfaça 25g de fermento de padeiro com 1/2 chávena de leite morno e 1/2 colher de café de açúcar. Deixe borbulhar o fermento, misture e vá adicionando gradualmente 500g de farinha.

Noutra taça, misture 50g de manteiga derretida, 2 ovos batidos, 50g de açúcar e 250ml de leite e junte à massa. Sove a massa durante 5 minutos (sem esticá-la). Deixe a massa levedar numa tigela untada, com um pano húmido a cobrir, num local quente, durante 1 hora. Atenção: cresce mais do dobro!

Enquanto está a crescer, faça o recheio: 200g de amêndoas descascadas picadas, 400g de açúcar e 200g de manteiga. Depois de levedar, estenda a massa com o rolo, até a espessura de 1cm, e cubra com o recheio. Enrole a massa num rolo e corte em pedaços iguais, de cerca de 5cm de comprimento. Coloque os pedaços numa forma redonda, untada com manteiga, com as partes cortadas viradas para cima. Volte a leveder até que os pedaços fiquem unidos.

Leve ao forno, pré-aquecido a 170ºC, durante 10 minutos e depois mais 30 a 50 minutos, coberto com papel de alumínio, a 200ºC.

Como esta receita é uma adaptação de uma receita antiga, e nesta adaptação "abusou-se" da quantidade de recheio, o bolo poderá ficar mal cozido com apenas 10 + 30 minutos no forno. Coloque um palito e veja como está. Fica bom ligeiramente mal cozido, mas convém não abusar!

Depois de ir ao forno, regue com uma calda de açúcar em ponto muito leve (150g de açúcar com 260ml de água).
Print Friendly and PDF