Como fazer o bolo perfeito para as crianças

Comece por fazer o bolo com antecedência, já que tem vários passos, todos bastante morosos, tornando a tarefa muito cansativa se for feita de seguida, mas divertida se feita aos poucos. Mais uma vez, utilizamos as medidas americanas, sendo que o mais aproximado da cup é a chávena de chá. Aconselhamos contudo que compre as medidas americanas...

Para o efeito que vê na fotografia, é necessário fazer 2 bolos. Misture na batedeira eléctrica 1 cup de manteiga e 2 e 1/2 cups de açúcar durante 10 minutos. Adicione 1 colher de chá de extracto de baunilha e 5 ovos.

Noutro recipiente, misture 3 cups de farinha sem fermento, 1/2 cup de cacau em pó, 1/2 colher de chá de fermento e 1/4 de colher de chá de sal. Junte à mistura de manteiga, alternadamente com 1 e 1/2 cup de leite. Bata durante 2 minutos e acrescente 30g de chocolate de cozinha ralado.

Leve ao forno, pré-aquecido a 170ºC, durante 1h30, numa forma redonda de 24cm de diâmetro, untada e polvilhada com farinha. Deixe arrefecer 15 minutos, antes de retirar da forma. Se quiser continuar mais tarde, pode embrulhar o bolo em papel aderente e guardá-lo no frigorífico ou mesmo no congelador.

Repita o processo e faça o segundo bolo.
Um bolo de aniversário fica fantástico se for recheado. Recomendamos este recheio, porque sabe bem e tem a consistência perfeita:

Na batedeira eléctrica, com a pá de bater claras em castelo, misture 3 cups de açúcar e 1 e 1/4 cup de claras de ovo. Bata vigorosamente durante 5 minutos.

Ponha uma panela grande com um fundo de água a ferver e coloque a tigela com as claras, batendo constantemente, até a mistura aquecer e os cristais de açúcar dissolverem. Cuidado para não cozinhar os ovos.

Coloque de novo a tigela na batedeira eléctrica e bata na velocidade máxima durante 10 minutos. Substitua a pá pela convencional e junte, com a batedeira na velocidade mínima, 2 e 1/2 cups de manteiga amolecida. Adicione 1 colher de chá de extracto de baunilha e o corante que pretender. O Mercado usou cor-de-rosa...
Corte os bolos - congelados até é mais fácil - na horizontal, como se fosse fazer uma sandes. Recheie abundantemente.
Na terceira camada - não se esqueça de ir recheando -, coloque 6 tubinhos de plástico, que sustentarão o bolo e, por cima destes, uma base, que até podem ser CDs. Por fim, recheie mais uma vez e coloque a última camada de bolo.

Barre toda a estrutura exterior com uma camada fina de recheio.
Nesta altura, tem que soltar a imaginação. Sem cortes drásticos, imagine que está a fazer um esboço da figura que pretende e vá limando as arestas, criando orelhas, afunilando o pescoço, etc.

Cubra o bolo com pasta portuguesa, que pode comprar nas lojas da especialidade, e molde. Pode usar pasta com cores ou então comprar os corantes e ir pintando a pasta branca.
O Mercado sabe que esta tarefa é especialmente difícil. Se tiver dúvidas ou quiser aprender em pormenor, mande-nos um email!
Print Friendly and PDF