"Gingerbread" tradicional

Numa tigela, coloque 2 e 1/2 cups de farinha, 1 colher de sopa de gengibre moído, 1 colher de chá de canela moída, 1 pitada de noz moscada1 colher de chá de fermento1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio1/2 colher de chá de sal. Misture com um garfo e reserve.

No microondas, derreta 1/2 cup de manteiga. Numa tigela grande, misture a manteiga derretida com 3/4 cup de melaço e 1/3 cup de açúcar amarelo. Bata 2 ovos e junte à mistura de melaço. Depois vá adicionando, aos poucos, a mistura de farinha à mistura do melaço, alternando com 1 cup de leite, começando e acabando com a mistura de farinha.
Unte uma forma quadrada de 22cm x 22cm com manteiga e polvinhe com farinha. Coloque a massa na forma e leve ao forno, pré-aquecido a 190ºC, durante 35 minutos.

Se não utilizar uma forma deste tamanho, terá de verificar se o bolo está cozido com um palito. Basta espetar o bolo no centro: se sair limpo, o bolo está cozido. O Mercado, por exemplo, utilizou uma forma ligeiramente mais pequena e teve de cozinhar o bolo mais 5 minutos.

Sirva com natas batidas.
Print Friendly and PDF