Almôndegas com molho de tomate

Num tacho largo, faça um refogado com 2 cebolas médias picadas, 1 folha de louro, 3 dentes de alho esmagados e 1 fio de azeite.

Quando a cebola estiver transparente, junte 4 tomates médios cortados aos pedaços, 1 colher de chá de sal, 1 pitada de açúcar, cravinho moído, pimenta preta moída e oregãos secos a gosto.

Termine com um copo de água. Misture, deixe levantar fervura, baixe o lume, tape e deixe cozinhar durante cerca de 45 minutos.

Entretanto, prepare as almôndegas.

Misture com as mãos 500g de carne de vaca picada, 1 ovo, 1 mão cheia de flocos de aveia, pão ralado, coentros frescos cortados, 1 colher de chá de sal grosso e pimenta preta moída.

[A mistura terá que ficar consistente. Se estiver demasiado mole, acrescente mais pão ralado.]

Faça bolas do tamanho que quiser e passe cada uma delas por farinha. Leve a fritar numa sertã, onde aqueceu previamente um fio de azeite e 1 colher de sopa de manteiga. Frite as almôndegas até ficarem douradinhas.

Junte-as ao molho de tomate, depois deste ter cozinhado durante 45 minutos, e envolva tudo. Deixe cozinhar em lume brando durante 30 minutos, misturando de vez em quando.
Print Friendly and PDF