Baklava

O Mercado apaixonou-se pela baklava na Grécia, mas aprecia-se esta sobremesa em todo o Médio Oriente. É divinamente doce. Adoramos esta receita, da Joss Herd, que encontrámos na revista do chef Jamie Oliver.

Comece por fazer o xarope: adicione 100ml de mel, 1 pau de canela, 2 tiras de casca de laranja, 300g de açúcar e 300ml de água num tacho e leve ao lume. Deixe ferver durante 15 minutos e reserve.

Agora vamos ao recheio. Pique grosseiramente 100g de miolo de noz, 100g de amêndoas descascadas e 100g de pistácios. Não pique demasiado. A baklava fica boa com bastante textura. Junte aos frutos secos 2 colheres de chá de canela moída e 1/2 colher de chá de cravinho moído.

A montagem da baklava requer alguma atenção, mas é divertida. Convidados a partir dos 10 anos vão gostar de participar. O ideal é ter uma forma do tamanho das folhas de filo. Usámos uma forma baixa de 40cm x 25cm e, como só arranjámps folhas de filo de 40cm x 30cm, cortámos 5cm de um dos lados de cada folha. Mas pode simplificar e fazer directamente no tabuleiro do forno. 
Vai precisar de um pincel para untar 200g de manteiga derretida e 1 embalagem de massa filo com 10 a 12 folhas.

Comece por untar a forma. Abra cuidadosamente a sua embalagem de massa filo e pouse um pano húmido por cima da massa, para ela não secar enquanto monta a baklava. Ponha uma folha de filo por cima da forma untada e barre com manteiga, cuidadosamente, para não furar. Coloque mais 2 ou 3 folhas, untando generosamente depois de cada folha. Cubra a última folha com metade do recheio dos frutos secos. Volte a colocar 3 ou 4 folhas de massa filo, untando sempre uma a uma. Recheie com o resto dos frutos secos e tape com mais 3 ou 4 folhas de filo untadas. Unte generosamente por cima da última folha. No total, deve utilizar 10 a 12 folhas de massa filo.

Com uma faca afiada, corte a baklava em pequenos diamantes, tendo o cuidado de cortar até à última folha. É muito importante para conseguir servir a sobremesa depois de cozinhada.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 30 a 35 minutos. Se, aos 15 minutos, estiver a tostar muito rapidamente, reduza para 170º.

Retire do forno e deite metade do xarope por cima. Espere mais 5 minutos e deite o resto do xarope. Sirva os "diamantes" individualmente.
Print Friendly and PDF