Massa "misture e frite"


A técnica chinesa de cozinha do "stir fry" (misture e frite), que já se generalizou na língua inglesa, descreve a forma de cozinhar no wok e consiste na arte de misturar e fritar, atirando a comida para o ar e controlando sempre a temperatura.

O Mercado Saloio não tem pretensões de dominar esta técnica e faz aqui a sua versão modesta de um stir-fry, misturando, à portuguesa, com uma colher de pau)...


Aqueça o wok até estar bem quente e, só então, deite 1 fio de óleo vegetal (não ponha azeite porque o sabor é demasiado dominante neste prato) com 350g de fatias de bife de lombo, já temperadas  com 1 colher de chá de sal grosso2 dentes de alho picados, 1 dedo de gengibre fresco ralado e 2 malaguetas frescas picadas. Abuse no picante! "Misture e frite" durante 2 minutos.

Adicione 300g de rebentos de feijão (o Mercado utilizou rebentos de feijão mungo), 2 colheres de sopa de molho de soja e o sumo de 1/2 limão nos últimos 30 segundos da fritura.

Deite a mistura numa tigela e, sem lavar o wok, coloque mais 1 fio de óleo e salteie 1 pimento vermelho cortado às tiras, 1/2 couve lombarda cortado em tiras bem fininhas e 1 cebola picada durante 2 ou 3 minutos (se gostar dos vegetais quase «al dente», cozinhe ainda menos).

[Pode, naturalmente, utilizar outros vegetais, como ervilhas de quebrar e bróculos...]

Desligue o lume e coza 250g de massa chinesa (noodles) em água salgada, durante 3 minutos. Coe rapidamente para a massa não continuar a cozer e junte aos vegetais no wok. Com o lume no máximo, "misture e frite" novamente, até sentir que a massa absorveu bem os líquidos libertados pelos vegetais.

Junte a mistura da carne, desligue o lume e adicione 1 mão cheia de coentros frescos picados por cima.
Print Friendly and PDF