Tarte de limão merengada

Numa tigela, junte 200g de farinha sem fermento, 1 pitada de sal e 100g de manteiga. Misture com as pontas dos dedos, até transformar-se em migalhas. Adicione 35ml de água fria e mexa com uma faca arredondada, até a massa começar a formar-se.

Forme uma bola e, sempre dentro da tigela, amasse-a levemente, apenas com uma mão, durante uns segundos. Pressione a bola com o punho e volte a formar uma bola. Repita o processo 6 ou 7 vezes. Embrulhe a massa em papel vegetal e deixe-a descansar no frigorífico durante 15 minutos.

Estique a massa numa bancada polvilhada com farinha e com ela forre uma forma de 24cm de diâmetro. Cubra a massa com uma folha de papel vegetal e coloque por cima feijões secos [assim, conseguirá cozer a massa sem que ela se deforme].

Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 10 a 15 minutos. Retire os feijões e o papel vegetal e cozinhe a massa descoberta durante mais 5 a 10 minutos.
Enquanto a massa arrefece, misture numa panela 40g de farinha de milho, 225g de açúcar e uma pitada de sal. Acrescente 350ml de água tépida, a casca de 1 limão e 100ml de sumo de limão. Aqueça em lume brando, mexendo sempre, até engrossar e retire do lume.

Junte 4 gemas de ovo - vai precisar das claras a seguir - previamente batidas [para evitar que os ovos cozam, sugerimos que junte às gemas batidas uma pequena porção da mistura de açúcar e limão]. Volte a pôr ao lume brando, mexendo sempre e sem deixar ferver. Adicione 15g de manteiga e retire do lume quando a gordura tiver derretido.

Coloque o recheio de ovo sobre a massa.
Bata 4 claras de ovo em castelo [pare quando começarem a formar pequenos bicos; se forem demasiado batidas, o merengue ficará seco].

Junte 50g de açúcar, bata até a mistura ficar grossa e não se sentir a textura do açúcar. Adicione 50g de açúcar e misture suavemente com uma colher de metal.

Cubra a mistura de limão com o merengue.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 10 minutos ou até ficar dourado. Retire, deixe arrefecer e sirva.
Print Friendly and PDF